Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

'O Marcelo Odebrecht gastou 400 milhões e não teve habeas corpus' diz Lula.

Em seu último comício antes de se entregar à Lava Jato, Lula questionou a situação do velho companheiro Vaccari, preso há três anos, e citou empreiteiro que o delatou

Publicado por Jerry Althyern
há 6 anos

Em seu último comício antes de se entregar à Lava Jato, neste sábado, 7, o ex-presidente Lula ressaltou falta de um habeas corpus para Marcelo Odebrecht. Inconformado com o que chamou de sua possível ‘prisão preventiva’, o ex-presidente evocou a situação do empreiteiro e do seu companheiro de partido, João Vaccari Neto. “Eles (a Lava Jato) tentaram me prender por obstrução de justiça. Não deu certo. Eles agora querem me pegar numa prisão preventiva.

O petista disse que ‘se fosse bandido, ficaria calado’ no lugar de se pronunciar e pedir ‘as provas’. Ele, no entanto, questionou a situação de Vaccari, preso preventivamente desde abril de 2015 na Lava Jato, e citou seu delator, Marcelo Odebrecht, que foi capturado em junho de 2015 e em dezembro de 2017 passou para regime de prisão domiciliar.

Odebrecht pagou multa de R$ 73,3 milhões e cumpre pena em regime domiciliar, conforme seu acordo de delação premiada com a Justiça.

Odebrecht é um dos 77 delatores da empreiteira que confessaram supostos repasses ilícitos a 415 políticos e 215 partidos.

Em depoimentos, o empresário disse ter pago propinas ao ex-presidente na forma de contratos com seu sobrinho em Angola, no sítio em Atibaia, no imóvel onde supostamente seria sediado o Instituto Lula e até mesmo no imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente em São Bernardo do Campo. Também entregou documentos, e-mails e registros de pagamentos supostamente em benefício do petista.

“O Vaccari está preso há dois anos. O Marcelo Odebrecht gastou 400 milhões e não teve habeas corpus!”, afirmou Lula no comício.

Fonte: Estadão.

____________________________________________________

MILHARES de Petições/Contratos/Procurações - Kit Essencial para Advogados. Atualizado e editável em WORD! Acesse já e adquira exemplares GRATUITOS!

  • Sobre o autorLutar, conquistar e ao bem da humanidade laborar.
  • Publicações113
  • Seguidores162
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações328
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-marcelo-odebrecht-gastou-400-milhoes-e-nao-teve-habeas-corpus-diz-lula/564394293

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

2. O Conhecimento do Habeas Corpus Pressupõe Prova Pré-Constituída do Direito Alegado, Devendo a Parte Demonstrar de Maneira Inequívoca a Pretensão Deduzida e a Existência do Evidente Constrangimento Ilegal

Fabricio da Mata Corrêa, Advogado
Artigoshá 11 anos

Quem pode ser preso no brasil?

Wesley Caetano, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

Formalidades na execução do mandado de prisão

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se ele não fosse bandido não teria medo dos e-mails e sistema de propinas da Odebrecht a que tenta anular desesperadamente. continuar lendo

Assim como Moro nega à defesa em apresentar no processo testemunhas ou provas que lhe acham conveniente. Veja o caso das sucessivas negativas na oitiva do Tacla Duran e na perícia do sistema da Odebrecht. Devemos defender o combate à corrupção, porém, não deve ser atropelando direitos fundamentais do réu. continuar lendo

André Leon,

A questão é que a defesa do Lula queria apresentar 87 testemunhas em caráter meramente protelatório. Se não tem ligação com o caso estará lá apenas para dizer "não sei". Além do mais há limite previsto na lei.

Já sobre o sistema da Odebrecht a defesa de Lula queria anular a perícia sobre ele. Se a perícia já é para dirimir dúvidas sobre o sistema, por que deveria ser negada? continuar lendo